segunda-feira, 10 de março de 2014

Fo-ti - A planta do rejuvenescimento

O Fo-ti cresce nas montanhas do Centro e Sul da China e é uma das mais populares e poderosas plantas da medicina tradicional chinesa. Segundo a medicina tradicional chinesa Fo-ti é bom para os Rins, Fígado, Estômago e Cérebro, ajudando a prevenir Alzeimer e Parkinson. Também baixa o Colesterol elevado e a pressão sanguinea elevada. Esta raiz fornece energia e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce através do fortalecimento dos rins e fígado, desintoxicação do sangue e fortalecimento dos músculos, tendões e ossos.

O Fo-ti é também usado para estimular a sexualidade e aumentar a fertilidade, acalmar o sistema nervoso e melhorar a clareza mental e a boa disposição, e preservar o cabelo e a sua cor. É rico em ferro, zinco e antioxidantes e estimula o sistema imunológico e o pâncreas.

O Fo-Ti estimula suavemente a produção de estrogénio nas mulheres, sendo assim apropriado para tratar e aliviar uma variedade dos sintomas indesejados associados à menopausa.
Tradicionalmente tem sido também recomendado em casos de insónias e pesadelos.

É tradicionalmente um produto de utilização não-crua mas também pode ser utilizado cru.
Não deve ser utilizado durante a gravidez.

A grande novidade é que esta planta pode reavivar o pigmento dos cabelos grisalhos e é uma cura para a perda de cabelo altamente eficaz. Use o Fo-ti como um remédio para a perda de cabelo, é natural e seguro. Fo-Ti ajuda a prevenir a queda de cabelo e a restaurar o cabelo seco, quebradiço e danificado. Mostra eficácia contra a calvície, bem como contra a perda de cabelo devido a doenças como o hipotireoidismo.

Os chineses acreditam que o Fo-Ti atua como um tónico da longevidade. Tem muitos usos na medicina tradicional chinesa, é útil contra o envelhecimento precoce, fraqueza, doenças infecciosas, angina de peito a impotência. Ele tem a fama de restaurar a energia e a força e também é benéfico para o aparelho digestivo. 
As ervas chinesas tratam mais do que meramente o folículo de cabelo e couro cabeludo. A medicina oriental encara que a perda de cabelo tem uma correlação directa com problemas nos rins e má circulação sanguínea ou toxicidade. Quando os órgãos do corpo estão desequilibrados, os efeitos são reflectidos por todo o corpo.
A medicina chinesa acredita que, reforçando os rins e o fígado, e aumentando a circulação no couro cabeludo através de um fluxo de sangue saudável, os folículos pilosos pode ser estimulados para restaurar o cabelo.

São recomendadas de três semanas a um ano para observar efectivas mudanças no couro cabeludo e restaurar a queda de cabelo.

Xarope de Nabo para a tosse

PTDC0071O nabo é um expectorante natural e alivia as vias respiratórias, e dizem, mais eficaz que o de cenoura. O nabo purifica o sangue, é antiescrofuloso, antiescorbútico e antiberibérico. É também alcalinizante e ajuda a dissolver e eliminar os cálculos da bexiga e dos rins.
Para combater a tosse e a bronquite prepara-se um xarope da seguinte forma:
Cavar um buraco fundo no nabo fresco e enchê-lo com açúcar (de preferência mascavado ). Mas como nem a mais eficiente dona de casa pode ter sempre tudo quando precisa, por um ou outro motivo pode usar açúcar amarelo. Deixe o nabo com o açúcar  de um dia para o outro.
Depois é só tomar 1 colher de sobremesa cheia 4 vezes ao dia.
NOTA: Não encha até cima, pois o nabo vai libertar suco e pode transbordar.
E quanto a parte de nabo que vai retirar, guarde e pode congelar para fazer sopa.

A receita do nabo nunca experimentei mas posso partilhar uma muito eficaz; 

250 gr de figos pretos secos 
250 gr de figos brancos secos 
250 gr de açucar mascavado 
a casca de 1 laranja 
a casca de 1 limão 
1 cerveja preta 

Junta-se tudo num tacho e vai ao lume até obter a consistência de xarope, coa-se, guarda-se num frasco e toma-se às colheradas. 

Foi-me ensinado por uma cozinheira e é muito eficiente!