quarta-feira, 11 de março de 2015

Os incríveis benefícios do óleo de côco – o melhor óleo para se consumir!!!



Por que o óleo de coco é bom para a saúde?

Há inúmeras razões por que podemos dizer que o óleo de coco faz bem, mas provavelmente a principal razão para você tomá-lo são os triglicerídeos de cadeia média (ou ácidos graxos de cadeia média), especialmente o ácido láurico.

Os Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM)

Estas gorduras saturadas são o melhor que o óleo de coco tem para oferecer. Sim, os TCM são gordura saturada. E sim, eles fazem bem para sua saúde. Acredite, as gorduras não são iguais e nem todas as gorduras saturadas são ruins. Os triglicerídeos de cadeia média são um exemplo disso. O ácido cáprico, ácido caprílico, ácido capróico e ácido láurico podem fazer maravilhas para seu corpo. Eles possuem grandes propriedades antibióticas que protegem e curam seu corpo, como iremos explicar com mais detalhes. Eles também aumentam a taxa de metabolismo em seu corpo (contribuindo assim para a perda de peso), aumentam o nível de colesterol HDL (o “bom” colesterol) e baixam o nível do colesterol LDL (o “mau” colesterol). E são ainda excelente fontes de energia. Por não precisarem ser digeridos (ao contrário dos triglicerídeos de cadeia longa), vão direto para o fígado, onde são convertidos em energia e não são armazenados como gordura. De forma que contribuem para acelerar seu metabolismo. Veja abaixo a composição dos ácidos graxos do óleo de coco:
Nome do Ácido GraxoPorcentagemObservaçãoTipo de Gordura
Acido Láurico45% a 52%Triglicerídeo de cadeia MédiaGordura Saturada
Acido Mirístico16% a 21%Triglicerídeo de cadeia MédiaGordura Saturada
Ácido Caprílico5% a 10%Triglicerídeo de cadeia MédiaGordura Saturada
Ácido Cáprico4% a 8%Triglicerídeo de cadeia MédiaGordura Saturada
Ácido Capróico0.5% a 1%Triglicerídeo de cadeia MédiaGordura Saturada
Ácido Palmítico7% a 10%Triglicerídeo de cadeia longaGordura Saturada
Ácido Oleico5% a 8%Triglicerídeo de cadeia longaGordura Insaturada
Ácido PalmitoleicoEm traçosTriglicerídeo de cadeia longaGordura Saturada
Ácido Linoleico1% a 3%Triglicerídeo de cadeia longaGordura Insaturada
Ácido LinolenicoAté 0.2%Triglicerídeo de cadeia longaGordura Insaturada
Ácido Esteárico2% a 4%Triglicerídeo de cadeia longaGordura Saturada
Propriedades antibióticas
Os ácidos láurico, cáprico e caprílico, todos TCM presentes no óleo de coco, têm propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais muito fortes. Esses ácidos graxos se convertem em poderosos agentes antiinfecciosos, como a monocaprina e monolaurina, que protegem o nosso corpo, interna e externamente, de erupções cutâneas, coceiras, micoses, dermatites etc. O ácido láurico (que representa quase 50% do óleo de coco) é convertido pelo corpo na monolaurina, que é muito importante para ajudar a lidar com vírus e bactérias que causam doenças como gripe, herpes, e até mesmo o HIV. Os ácidos graxos do óleo de coco também ajudam a combater bactérias e protozoários nocivos, como a giardia lamblia. O óleo de coco, graças aos TCM, ainda pode ser usado como vermífugo.

Perda de peso

Sim, o óleo de coco emagrece. Obviamente, ele não é uma pílula mágica e você vai precisar se exercitar e se alimentar melhor. Mas o fato é que há pesquisas que comprovam que o óleo de coco reduz a porcentagem de gordura do corpo. 
Ele ajuda na redução de gordura por ser a mais rica fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM) que você pode encontrar. Elas são gordura de fácil digestão que dão muita energia e auxiliam no funcionamento saudável da tireoide. Por isso, apesar de ser quase 100% gordura saturada, o óleo de coco não prejudica o coração. Pelo contrário, ele ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, e contribui para redução do peso e perda de gordura.

Vitamina E

O óleo de coco é grande fonte de vitamina E, que possui forte ação anti-oxidante e é fundamental para o bom funcionamento do organismo, além de garantir boa aparência da pele, cabelo e unhas. Você sabia que existem oito formas de vitamina E e que seu corpo precisa de todas elas? O interessante disso é que a maioria dos suplementos e dos polivitamínicos trazem apenas uma forma da vitamina E (normalmente o alfa-tocoferol), para baratear seus custos. Isso não é bom, porque as outras formas também são necessárias para manter o bom equilíbrio do seu corpo. Por outro lado, o óleo de coco traz as oito formas de vitamina E: os quatro tocotrienois e os quatro tocoferois. Sim, você tem o poder antioxidante completo da vitamina E com óleo de coco.

Hidrata a pele

O óleo de coco é sem dúvida o melhor agente de cuidado da pele você pode ter (são raras pessoas alérgicas ao óleo de coco).
A sua estabilidade, propriedades antimicrobianas, capacidade hidratante e o fato de se solidificar abaixo 25 graus o torna uma proteção ideal contra rachaduras da pele. A vitamina E presente nele também auxilia muito nesse processo, melhorando a saúde da sua pele e a protegendo contra o envelhecimento precoce.

Outras propriedades

O óleo de coco também ajuda na absorção de vitaminas lipossolúveis, a controlar os níveis de glicose e insulina no sangue, a melhorar a circulação sanguínea e a ajudar na luta contra tumores, úlceras no estômago e do tubo de digestivo, infecções renais e inflamações, entre outras coisas mais. Também é muito eficaz na cura e alívio de hematomas e pequenos cortes.

Como tomar o óleo de coco

Melhor opção: tome direto com uma colher   A forma mais prática de tomar seu óleo de coco é tomando direto com uma colher. Quanto tomar? Tome duas a quatro colheres de sopa por dia e você irá ver grandes resultados. Mais que isso é desnecessário e pode prejudicar seus esforços caso você queira perder peso. Nossa sugestão é começar aos poucos, porque o óleo de coco pode soltar o intestino em quem não está acostumado a digerir gordura. Tome uma colher por dia, e vá aumentando aos poucos, até chegar a três ou quatro colheres. Mas há uma quantia certa para tomar de óleo de coco por dia? Como gostamos de dizer, óleo de coco é alimento e não remédio. Não há um valor certo ou errado. Apenas use o bom senso e você ficará bem.  Outra opção: cozinhe e espalhe na comida   Outro jeito prático de ingerir seu óleo é cozinhando com ele. O óleo de coco é uma gordura muito estável e resistente à oxidação (não vai ficar rançoso facilmente). Ele é tão estável que ao ser usado no fogão é 12 vezes mais resistente à oxidação que o óleo de canola, 16 vezes mais que o óleo de soja e 300 vezes mais resistente que o óleo de linhaça! Usado na cozinha, o óleo de coco pode ser reaquecido sem produzir radicais livres. Ou seja, você pode usar o óleo de coco em frituras, para untar panelas etc. E não precisa nem guardar na geladeira depois. Use o óleo de coco também em molhos e preparações. Caso você deseje fazer molho para salada, é recomendável misturar azeite de oliva junto, para que o óleo não se solidifique tão facilmente em temperatura ambiente. Enfim, use sua criatividade. Substitua alguns óleos vegetais pelo de coco, faça testes… experimente.

Os 10 Benefícios do óleo de Coco virgem para Saúde

1-Suporte ao Sistema Imune: Consumir óleo de coco pode ajudar a combater a doença, graças ao seu antiviral, antifúngica e propriedades antibacterianas. Se você está lutando contra qualquer tipo de vírus ou infecção, tente tomar o óleo de coco virgem.
2-Saúde Cardiovascular: Embora o óleo de coco é uma gordura saturada, vários estudos descobriram que a ingestão de óleo de coco virgem não tem efeitos adversos sobre o coração. Pelo contrário, parece reduzir o risco de níveis elevados de colesterol e de ataque cardíaco. Estudos anteriores feitos sobre o óleo de coco relatou que quem causou o colesterol elevado, foram feitas utilizando o óleo de coco parcialmente hidrogenado e não o óleo de coco virgem e os estudos foram feitos em animais, não seres humanos.
Os pesquisadores descobriram que os polinésios nas Ilhas de cozinheiros, cuja dieta é extremamente rica em óleo de coco tem baixos níveis de colesterol e uma baixa incidência de ataque cardíaco em comparação com as pessoas no resto da Nova Zelândia que não consomem óleo de coco. No Sri Lanka, um estudo constatou que a incidência de ataque cardíaco aumentou porque o consumo de óleo de coco tem sido muito baixo.
3-Suporte da tireoide: Muitas pessoas acreditam que o consumo de óleo de coco extra virgem pode ajudar com os sintomas de hipotireoidismo. Enquanto evidência científica está em conflito neste sentido, muitas pessoas com hipotireoidismo melhoraram com sucesso, e muitas reverteram a hipotireoidismo por conta de ter parado de tomar a medicação da tireóide. Lembre-se que ele pode não funcionar para todos e é importante consultar com seu médico antes de parar qualquer medicação.
4-Perda de peso: Um estudo descobriu que as mulheres que tomaram o óleo de coco virgem a cada dia tiveram uma redução significativa na gordura abdominal. Mesmo que o óleo de coco é um tipo de gordura, pode realmente ajudar você a perder peso. Porque ele contém ácidos graxos de cadeia média, em vez de ácidos graxos de cadeia longa, como alguns outros óleos comumente usados, o corpo utiliza o óleo de coco para a energia e não armazena gordura. Desta forma, ele ajuda a aumentar o metabolismo.
5-Contra infeções na pele: Quando aplicado nas feridas e chagas, óleo de coco virgem pode evitar novas infecções por estafilococos. Um estudo descobriu que o óleo de coco virgem foi benéfico no tratamento de dermatites atópica.
6-Cicatrização de feridas: Um estudo em ratos descobriram que as feridas tratadas com óleo de coco virgem, curavam mais rapidamente e apresentavam maior reticulação de colágeno do que no grupo de controle.
7-Prevenção de estrias: Na Ásia, o óleo de coco é comumente usado para prevenir as estrias durante a gravidez. Já tem estrias? As mulheres também descobriram que a aplicação de óleo de coco podem reduzi significativamente a quantidade de estrias depois de terem se formado.
8-Benefícios para pele: hidratação da pele é fundamental para mantê-la jovem e saudável, e o óleo de coco pode ser usado no lugar de loção hidratante para uma pele saudável. Quando o óleo de coco é usado, ele também ajuda a combater as bactérias e outros problemas de pele, incluindo erupções cutâneas, dermatite, acne, rugas, eczema e psoríase. Se você tiver uma área da pele que está irritado, esfregue o óleo de coco na pele para aliviar a inflamação e reduzir os sintomas.
9-Cabelo: óleo de coco também pode ser utilizado para melhorar a saúde de seu couro cabeludo e cabelo. Uma maneira que ajuda é através do reforço das costas e reduzindo a perda de proteína durante a lavagem. Tente aplicar um pouco de óleo de coco em seu cabelo para escovar os emaranhados ou massageie com um pouco de óleo de coco no couro cabeludo.  Nota: “O óleo de coco também auxilia para combater a queda de cabelo, tanto masculina como feminina, então, se perceber que os cabelos estão caindo demais, considere utilizar um shampoo/condicionador/creme de pentear de óleo de coco (ou pelo menos fazer uma hidratação nos cabelos, uma vez por semana, com o óleo de coco)”.
10-Sistema digestivo: O óleo de coco foi benéficos para muitas pessoas com problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável, prisão de ventre e indigestão. O óleo de coco combate bactérias prejudiciais no sistema digestivo e também auxilia a absorção de nutrientes no corpo.

Sem comentários: