Está com os cabelos fracos, quebradiços, danificados, ressecados, caspa ou queda de cabelo? Então que tal experimentar um óleo que pode ajudar muito nesses problemas? A dica de hoje é o óleo de rícino.
O óleo de rícino é o óleo extraído das sementes da mamona (ricinus communis), uma planta bastante comum em nosso país. As sementes da mamona contém entre 40 e 50% de óleo. A semente em si é tóxica, mas o seu óleo, rico em ácido ricinoleico, não é tóxico (já que a ricina não é solúvel em óleo).
A mamona é muito útil devido à ação antiinflamatórios e antioxidante, tendo diversas aplicações.
O que o Óleo de Rícino Pode Tratar?
Queda de cabelo
Constipação intestinal
Infecções por fungos
Distúrbios menstruais
Problemas gastrointestinais
Acne
Enxaqueca
Queimaduras de sol
Inflamações
A pele também pode ser muito beneficiada com o óleo, já que ele tem efeito emoliente, penetra na pele hidratando-a e estimulando a produção de colágeno e elastina, prevenindo assim, rugas e linhas de expressão. Além disso, trata com eficácia acne, furúnculos, verrugas, pele seca e dermatites.
Benefícios do Óleo de Rícino para os Cabelos
Fortalece os fios
Combate a queda dos cabelos
Combate a quebra do fios
Contém vitamina E, minerais e vitaminas que auxiliam no crescimento
Ativa a circulação no couro cabeludo
Contém propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas
Trata pele seca e coceira no couro cabeludo
Ajuda no tratamento de calvície e alopécia
Diminui caspas (usando na raiz)
Hidrata e recupera os fios profundamente
Encorpa os fios
Sela as cutículas da fibra capilar dando brilho
Ajuda manter a hidratação dentro dos fios (sela)
Óleo de Rícino para Hidratar e Nutrir os Fios
Além de tratar o couro cabeludo, o óleo de rícino condiciona e hidrata os cabelos, prevenindo pontas duplas.
Se você faz o cronograma capilar, na fase de nutrição, você pode colocar uma colher de chá de óleo de rícino e 2 colheres de sopa do seu creme hidratante preferido. Se preferir pode adicionar manteiga de Karité. Misture tudo, passe nos cabelos úmidos lavados apenas com shampoo, deixe agir por 20 ou 30 minutos e enxágue.
Para as pontas duplas, misture o óleo de rícino com óleo de coco. Passe a mistura apenas nas pontinhas dos fios, deixe agir por 2 horas e lave os cabelos normalmente.
Importante: Em consistência, o óleo de rícino é grosso (espesso) e pegajoso; por isso evite passar o óleo puro no comprimento dos fios.
Óleo de Rícino para Queda de Cabelo
O óleo de rícino pode impedir o crescimento de micro-organismos, como bactérias e fungos que podem afetar a saúde do seu couro cabeludo e, assim, ele pode impedir a perda de cabelos.
O óleo de rícino contém muitos compostos naturais altamente benéficos que estimulam o crescimento capilar, e embora não seja uma panaceia contra a calvície, pode ser utilizado como um tratamento coadjuvante para amenizar a perda de cabelo e fazer os cabelos crescerem mais espessos e fortes.
Se a perda de cabelos for devido a fatores genéticos, o uso de óleo de mamona como um tratamento de queda de cabelo não vai curar o problema. Porém, pode sim ajudar a minimizar a taxa de queda.
Como o óleo de rícino estimula o crescimento capilar?
O óleo de rícino, quando aplicado e massageado diretamente sobre o couro cabeludo, estimula o crescimento de um cabelo forte e saudável, pois ele melhora a circulação sanguínea, o que é vital para estimular o crescimento do cabelo.
Contém ácido graxo omega 6 que estimula o couro cabeludo e folículos pilosos, fortalecendo os fios, de modo que quando eles crescerem, ficarão menos frágeis.
A aplicação não requer nenhum preparo especial: basta utilizar o óleo de rícino diretamente no couro cabeludo, massageando os cabelos por mais ou menos 5 minutos. Após isso, colocar uma touca plástica e deixar o produto agir por algumas horas. Depois lave os cabelos normalmente.
Onde Comprar o Óleo de Rícino
O óleo de rícino é super-baratinho e pode ser encontrado normalmente em farmácias físicas ou online.
Outra Opção de Fortalecimento Capilar
Além do óleo de rícino diretamente no cabelo, outra opção interessante para fortalecimento é a máscara de abacate. Na receita, onde fala para usar o óleo vegetal, você pode utilizar o óleo de rícino. Veja o vídeo:
Use o Óleo de Rícino para Cuidar Melhor de Sua Pele!
Usar o óleo de rícino, que é rico em nutrientes, para o cuidado da pele é uma forma experimentada e testada de manter a excelente saúde da pele e prevenir que problemas apareçam. Fabricantes de produtos de beleza tentam convencer as pessoas a comprar produtos caro para o cuidado com a pele, no entanto, as propriedades naturais presentes no óleo de rícino podem ser tudo o que você precisa para manter sua pele macia, suave e bonita por muitos anos.
Muitos produtos modernos para os cuidados com a pele apenas são benéfico enquanto você continuar a usá-los e só produzem resultados a curto prazo. Quando você usa o óleo de rícino para cuidar da pele, os efeitos duram muito mais tempo. Os benefícios deste óleo para a pele são excepcionais. Se você começar a usa-lo agora, irá desfrutar de incríveis benefícios mais tarde, mantendo a pele jovem, saudável e com um lindo aspecto.
Quais as propriedades benéficas do óleo de rícino para os cuidados com a pele?
O óleo de rícino combate as infecções por inibir o crescimento de bactérias e fungos, e ele também possui excelentes propriedades anti-virais. É um excelente anti-oxidante e contém muitos compostos que ajudam a combater os efeitos do envelhecimento. O óleo de rícino para cuidar da pele é, certamente, um dos melhores tônicos naturais, e pode ser usado para:
Limpar;
Nutrir;
Hidratar;
Desintoxicar;
Suavizar a pele;
Curar escoriações e infecções;
Diminuir irritações.
Com todos estes benefícios, não é nenhuma surpresa que muitas mulheres (e homens) optaem por usar óleo de rícino para cuidar de sua pele e consigam alcançar resultados surpreendentes.
Usando o óleo de rícino para tratamentos de beleza da face
É importante que você use apenas óleo de rícino puro para hidratar o rosto. O melhor óleo de rícino é obtido pela extração a frio. O óleo de rícino para o tratamento de rugas faciais e tonificação da pele é muitas vezes vendido como “óleo de rícino virgem“, o que significa que se trata da primeira prensagem a frio das sementes de mamona. É o óleo de rícino da mais alta qualidade, e a pressão a frio garante que os minerais e vitaminas sejam mantidas, garantindo o máximo de benefícios possíveis de saúde.
Se a garrafa ou a descrição do produto não informar que o óleo foi prensado a frio ou que ele é “óleo de rícino virgem”, procure um produto alternativo. Se você planeja usar óleo de rícino para cuidados com a pele, você deve comprar um produto de alta qualidade para garantir que você obtenha todos os nutrientes benéficos, minerais e vitaminas necessários para nutrir a pele. É melhor gastar um pouco mais em um óleo de alta qualidade.
Usando óleo de rícino para doenças de pele
A razão pela qual você deve tentar usar óleo de rícino para combater as infecções de pele é porque ele tem propriedades anti-inflamatórias naturais. O óleo acalma a pele inflamada e alivia a dor, enquanto as propriedades antibacterianas e anti-fúngicas do óleo ajudam a matar quaisquer patógenos. Isso tudo ajuda a acelerar o processo de cicatrização.
Usar óleo de rícino para tratar arranhados e machucados da pele é um excelente tratamento de primeiros socorros, pois o óleo de sela a pele machucada, promovendo a cura rápida e prevenindo infecções.
Se você sofre de alguma dos seguintes problemas, certamente deve considerar o uso de óleo de rícino para cuidados com a pele, pois ele poderá te ajudar e resolver o seu problema:
Acne;
Verrugas;
Marcas na pele;
Cicatrizes;
Calos;
Irritações da pele;
Pequenos cortes e arranhados;
Infecções fúngicas;
Infecções de Levedura;
Cistos sebáceos;
Estrias.
Principais razões para começar a usar o óleo de rícino para os cuidados com a pele
Os benefícios do óleo de rícino para a pele estão bem documentados. Um regime de cuidados com a pele baseado no óleo de rícino pode ajudar a melhorar, hidratar e nutrir a pele. O óleo penetra profundamente nas camadas da pele, deixando-a maravilhosamente macia, sedosa e suave. O óleo de rícino reduz a aparência de rugas, estrias e outras manchas, e tratamentos regulares também podem melhorar no desaparecimento de cicatrizes.
Muitos cremes para pele e rosto incluem o óleo de rícino devido as suas propriedades de amaciamento da pele e de retenção de umidade. As vitaminas, os minerais e os ácidos graxos omega 6 naturais contidos no óleo começar a trabalhar rapidamente, quando aplicado à pele. Se você começar a usar o óleo de rícino, você estará nutrindo a pele e dando-lhe os minerais e nutrientes de que ela necessita para permanecer jovem, macia e saudável. Você deve começar a sentir a diferença depois de apenas uma aplicação.
A questão não é se você deve começar a usar o óleo de rícino para cuidar de sua pele, mas por que você ainda não o faz! As compressas de Óleo de Rícino também irão te ajudar a se livrar de desconfortáveis dores!
Confesso que estou apaixonado por bicarbonato de sódio. E não consigo nomear outra coisa que custe quase nada, mas que você pode usá-la para lavar a cabeça (melhor do que com shampoos caros), pratos, adicionar à sua comida e para curar uma lista de doenças. Eu economizo muito dinheiro, porque agora eu não compro produtos químicos domésticos inúteis e cosméticos. Você também pode tentar resolver seus problemas domésticos com a ajuda de refrigerante. Aqui estão pelo menos 17 casos em que será útil!
1. Omelete “fofinha”
Se você quiser a sua omelete fofa e com bastante ar dentro como em um restaurante caro, adicione 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio a cada 3 ovos. Esse prato fica macio e leve. A coisa mais importante aqui é não exagerar com o bicarbonato ou você pode obter um sabor específico.
2. Feijões macios
Para fazer feijões, ervilhas, lentilhas e outros grãos mais macios e que desmancham na boca, você precisa molhá-los em água com uma pitada de bicarbonato de sódio antes de cozinhar.
3. Livre-se do cheiro
Se você tiver limpado peixe ou cortando alho, suas mãos vão ficar com o cheiro desses produtos, mesmo depois de lavá-las com um sabão. Pegue um pouco de bicarbonato de sódio e adicione algumas gotas de água para fazer uma papa. Lave as mãos com este mingau e enxágue com água morna. Assim elas não ficam malcheirosas!
4. Entretenimento para crianças
Se você não sabe como ocupar seu filho, faça esse brinquedo engraçado. Consiste de 2 partes de bicarbonato, 1 parte de amido de milho e 1¼ parte de água. Ferva esta mistura até que se forme uma massa pesada. Descanse, e seu filho pode brincar com essa argila. Esse brinquedo é muito interessante e absolutamente seguro.
5. Limpeza da máquina de lavar
Muitas vezes, um cheiro desagradável pode aparecer na máquina de lavar. Você pode facilmente se livrar dele. Despeje um copo de bicarbonato de sódio diretamente no recipiente da máquina e ligue-a no regime padrão. Se você não conseguiu remover o cheiro na primeira tentativa, coloque uma colher de chá de refrigerante cada vez que você lavar os pratos.
6. Fundo queimado
É muito difícil raspar o alimento queimado do fundo de um pote ou de uma panela. Para tornar essa tarefa mais fácil, tente remover o máximo de comida que puder e, em seguida, despeje meia xícara de bicarbonato de sódio, adicione água e ferva a mistura. Se você precisar, repita este procedimento duas vezes.
7. Tomates doces
Se você jogar bicarbonato de sódio no terreno em torno de arbustos de tomate, eles ficarão muito mais doces.
8. Livros mofados
Acontece que os livros às vezes ficam mofados por causa de cuidados inadequados. Você pode derramar um pouco de bicarbonato entre as páginas e colocar o livro em um saco de papel. Deixe-o por alguns dias. Depois disso, retire o saco e coloque o livro para aquecer no sol. E não se esqueça de armazenar corretamente os livros mais tarde.
9. Dor de queimadura
Despeje uma xícara de bicarbonato de sódio no banho com água morna. A dor de queimaduras solares vai embora e você vai se sentir melhor.
10. Descamação da pele dos bebês
Muitas vezes, a pele nas cabeças dos bebês começa a descascar. O bicarbonato de sódio pode ajudar aqui também. Dissolva diretamente em sua palma da mão 2 colheres de chá de bicarbonato e 1 colher de chá de água. Esfregue suavemente a zona afetada para que a mistura não entre nos olhos do bebê. Depois disso, limpe a cabeça com um pano molhado. Repita o procedimento por 2–3 dias.
11. Feridas na boca
Para curar as aftas na boca, lave sua cavidade oral com a solução de bicarbonato de sódio feita de 1 colher de chá de bicarbonato e um copo de água morna. Repita cada 2 horas.
12. Limpeza de micro-ondas
Coloque um copo de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio no micro-ondas e ligue-o no modo máximo por 3–5 minutos. Depois disso, você conseguirá remover qualquer sujeira de suas paredes apenas com um pano.
13. Paredes sujas
Qualquer sujeira na parede (no papel de parede e até mesmo em gesso) pode ser removida com a ajuda de bicarbonato de sódio. Para isso, coloque um pouco de bicarbonato em um pano molhado e esfregue o local. Depois disso, lave com água e deixe a parede secar.
14. Dor de estômago
Bicarbonato de sódio é alcalino por isso neutraliza perfeitamente ácidos. Em particular, pode ajudar a equilibrar o pH das substâncias que aumentam o ácido. Uma pequena pitada de bicarbonato adicionado ao café, suco de laranja ou pratos com tomate irá evitar dores no estômago e azia.
15. Picadas de Inseto
Picadas de insetos, especialmente no verão, trazem muitos inconvenientes. Para aliviar a coceira, dissolva algumas colheres de chá de bicarbonato de sódio com algumas gotas de água para formar uma papa densa. Aplique esta mistura na a zona afetada e deixe secar. Isto também irá ajudar a reduzir o inchaço das picadas de abelha ou vespa.
16. Grama entre a calçada
Se você não quer que a grama cresça entre a calçada do seu jardim, derrame a bicarbonato de sódio entre os espaços.
17. Chulé
A sudorese e o mau cheiro dos pés irão embora se você seguir essa regra de lavar os pés com bicarbonato de sódio todos os dias. Adicione o bicarbonato em uma bacia. Você precisa de 2–3 colheres a cada 5 litros de água. Mantenha seus pés nela por 15–20 minutos, e então limpe-os e deixe secar. Isso ajudará não só para remover o cheiro, mas também a lidar com os fungos nos pés.
Você sabia que morrem mais pessoas de câncer de pulmão do que de câncer de mama, cólon e pancreático combinados?
75-80% dos cânceres de pulmão se desenvolvem a partir do que é conhecido como câncer de pulmão de não pequenas células. Esta é uma doença onde as células malignas se formam no tecido dos pulmões. Existem vários tipos de câncer de pulmão e sua probabilidade é muitas vezes aumentada pelo tabaco, fumo passivo, poluição, etc.
Apesar de ser a forma mais comum de câncer de pulmão, ainda é um pouco misteriosa para os médicos e praticamente não existe nenhum método conhecido que tenha derrotado com êxito este tipo de câncer inteiramente.
No entanto, você sabia que tem na sua cozinha uma erva simples que pode ser capaz de combater com sucesso esta doença?
De acordo com um estudo, a salsa é capaz de ajudar as pessoas com câncer de pulmão. Um dos principais constituintes da salsa é a apigenina, que tem a poderosa capacidade de matar até 86% das células cancerosas.
A apigenina também pode ser encontrada em outros alimentos como alcachofra, cebola, laranja, aipo, orégano, coentros, camomila, chá e vinho tinto, mas a salsa é o mais recomendado para combater o câncer, porque a apigenina na salsa é altamente concentrada, mais do que em qualquer outro destes alimentos maravilhosos.
Você pode aumentar o consumo de salsa adicionando-a em:
Sucos verdes Batidos verdes Saladas Pratos de legumes Sopas
Ou, para obter todos os seus potentes benefícios de combate ao câncer em uma quantidade concentrada e de uma forma facilmente digerível, você pode fazer chá de raiz de salsa.
Como preparar o chá de raiz de salsa
Ingredientes:
– 15 gramas de raiz de salsa
– 1 xícara de água fervente
Indicações:
– Corte a raiz de salsa em pedaços pequenos (pique finamente).
– Despeje a água fervente sobre a salsa.
– Ferva a mistura por cerca de 5 minutos.
– Deixe esfriar por aproximadamente 15 minutos.
– Coe e desfrute!
Para obter o máximo de benefícios deste chá anticancerígeno, beba 3 xícaras por dia. Mas, claro, mesmo uma xícara por dia ou algumas xícaras por semana são muito benéficas para a sua saúde.